RMSF | TCR

Autor: Ana Carolina Ferreira Santos

Título: Fortalecimento do Papel do Enfermeiro no Cuidado à Saúde da Mulher na Atenção Primária à Saúde

SANTOS, Ana Carolina Ferreira. FORTALECIMENTO DO PAPEL DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE . 2022. 36 folhas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

O papel do enfermeiro vem ganhando destaque na Estratégia de Saúde da Família (ESF) ao longo dos anos. A prática da enfermagem que era vista como um atendimento curativo, hoje, tornou-se reconhecida e pautada na cientificidade. No cenário da ESF a população, na grande maioria feminina e até mesmo profissionais de saúde, desconhecem o papel da consulta de enfermagem, aguardando um longo período pela consulta médica, deixando de ter sua demanda resolvida em tempo oportuno e de forma integral pelo profissional enfermeiro que se encontra igualmente apto para atendê-la em muitas situações. O objetivo desse trabalho foi fortalecer o papel do enfermeiro no cuidado à saúde da mulher na Unidade de Saúde da Família Coophavilla II, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O projeto de intervenção deu-se por meio de rodas de conversa realizadas com quinze profissionais e quinze usuárias da referida unidade. Após as rodas de conversa, dois profissionais disseram não conhecer as atribuições do enfermeiro, sete deles afirmaram conhecer tais atribuições e seis as conheciam parcialmente. Quanto à roda de conversa com as usuárias, três delas se surpreenderam com a resolutividade da consulta de enfermagem e a maioria referiu satisfação ao ser atendida por um(a) enfermeiro(a). Houve também certo aumento nos agendamentos de consultas de enfermagem das equipes participantes e relativa redução nos agendamentos médicos. A intervenção mostrou a necessidade de constante diálogo a cerca do papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, não só como reconhecimento desta categoria profissional, mas para o rompimento da abordagem médico centrada da assistência à saúde e maior resolutividade deste nível de atenção à saúde.

Palavras-chave: Enfermagem. Estratégia de Saúde da Família. Saúde da mulher. Papel do Profissional de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde