RMSF | TCR

Autor: Arielle Jheniffer Vicentini dos Reis

Título: Dialogando sobre assistência, apoio e sororidade relacionado a violência contra a mulher na Atenção Primária à Saúde

DOS REIS, Arielle Jheniffer. Acesso ao Cuidado na USF Jardim Noroeste: Plano de Ação na Organização do Processo de Trabalho entre demanda espontânea e demanda programada, 2022.

Relato de experiência vivenciado na USF – Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste sobre as dificuldades encontradas no processo de trabalho em relação à demanda espontânea e demanda programada. Teve como objetivo elaborar um plano de ação para a organização do acesso e manejo entre demanda espontânea e demanda programada, e como objetivos específicos: qualificar o processo de trabalho da unidade e propor intervenções para reorganização do acesso entre a demanda espontânea e demanda programada. Com a implantação do novo fluxo foi observado uma agilidade no atendimento dos pacientes, maior resolutividade e classificação de risco dos usuários. Observou-se que o acolhimento, educação permanente com os profissionais e reuniões semanais, foram essenciais para a organização de fluxo entre demanda espontânea e programada, além do comprometimento e envolvimento de toda a equipe na construção coletiva do novo processo de trabalho.

Palavras-chave: Serviços de Saúde; Acolhimento; Atenção Primária em Saúde.