RMSF | TCR

Autor: Basileu Barbosa da Silva Junior

Título: Cartilha para profissionais de educação física: orientação de treinamento para gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde.

SILVA JUNIOR, Basileu Barbosa da. Cartilha para profissionais de educação física: orientação de treinamento para gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde. 2022. 43. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

A prática de exercícios físicos é importante em todas as fases da vida e principalmente quando o assunto é gestante. Transformações no corpo e na mente de mulheres que descobrem a gestação é natural, por isso o profissional de educação física precisa estar atento, informado e capacitado para atender essa demanda dentro da unidade de saúde da família, promovendo assim um atendimento integrado dentro do SUS. Objetivo: Elaborar cartilha para profissionais de educação física orientarem o treinamento para gestantes atendidas na Atenção Primária a Saúde. Método: Projeto de intervenção para os profissionais de educação física atuantes nas Unidades de Saúde da Família de Campo Grande, que consistiu em planejar documento norteador com base na literatura, sobre as principais formas de avaliação e periodização de exercícios para gestantes. Resultados: Criação de cartilha contendo informações relevantes para que o profissional de educação física possa iniciar os atendimentos a esse público-alvo. Discussão: Existe certo receio por parte dos profissionais em promover atendimento específico para gestantes. Considerações finais: Esta cartilha poderá ser utilizada para nortear e estimular os profissionais de educação física a se sentirem mais seguros e capacitados frente ao atendimento à gestante dentro da APS.

Palavras-Chave: Sistema Único de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Gravidez. Exercício Físico.