RMSF | TCR

Autor: Celiene Xavier de Oliveira

Título: Projeto de Intervenção: Apoio à Prática do Acolhimento ao Idoso em uma Unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS.

OLIVEIRA, C. X. Projeto de Intervenção: Apoio à Prática do Acolhimento ao Idoso em uma Unidade de Saúde da Família de Campo Grande-MS. 2022. Número de folhas do trabalho 30. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

O crescente envelhecimento populacional exige uma capacitação constante dos profissionais que compõem o sistema de saúde, visto que é um ciclo da vida que contempla inúmeras mudanças biológicas, psicológicas, sociais e metabólicas do indivíduo. Geralmente o envelhecimento é acompanhado de agravos à saúde, o que demanda assistência integral, não só com relação ao tratamento e reabilitação, mas principalmente controle das condições instaladas, promoção e prevenção à saúde. Para tanto, é necessário um acolhimento que seja capaz de direcionar, organizar e planejar o atendimento, e sobretudo pactuar respostas mais adequadas junto a estas pessoas. O objetivo foi promover o aprimoramento dos profissionais de saúde no acolhimento integral e humanizado ao idoso. Trata-se de um projeto de intervenção realizado na Unidade de Saúde da Família Jardim Itamaracá, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). Foram realizadas rodas de conversas com profissionais de saúde atuantes na referida unidade, com o intuito de discutir sobre melhorias no processo de acolhimento ao idoso. Os encontros realizados em dezembro de 2021 suscitaram que os profissionais possuem dificuldade no direcionamento das demandas trazidas pelos idosos. A intervenção realizada mostrou a necessidade constante de se discutir e aprimorar os processos de trabalho, em especial o acolhimento e assistência à pessoa idosa. Ressalta-se a importância da criação de estratégias para promoção e prevenção à saúde do idoso, sendo necessária a qualificação e capacitação dos profissionais de saúde, favorecendo o acolhimento humanizado e integral.

Palavras-chave: Acolhimento. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Idoso. Educação continuada.