RMSF | TCR

Autor: Dienefer Aline Januário de Oliveira

Título: Atuação do enfermeiro com Agentes Comunitários de saúde na promoção do 5º dia de saúde integral, 2022.

OLIVEIRA, Dienefer. Atuação do enfermeiro com Agentes Comunitários de saúde na promoção do 5º dia de saúde integral, 2022. 32 páginas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

Este estudo objetivou elaborar uma educação permanente com os agentes comunitários de saúde para a promoção do 5o dia de saúde integral. Neste método de intervenção foi realizada capacitação com profissionais da equipe Poeta, de uma USF localizada no município de Campo Grande-MS. Foi utilizada metodologia ativa para realizar oficina de Educação permanente, sendo esta uma prática importante de ensino. Após a intervenção realizada, percebeu-se melhora no desempenho de comunicação entre a equipe para articular propostas de estratégias na busca ativa da díade mãe e bebê, melhora na autonomia para abordar e orientar a puérpera e houve também mudanças nas agendas dos profissionais da equipe para priorizar a consulta imediata ou período prévio quando solicitada pelos agentes comunitários de saúde.

Palavras-chave: Educação Permanente. 5º dia de saúde integral. Saúde da Criança. Puericultura. Agente Comunitário de Saúde.