RMSF | TCR

Autor: Eduarda Pimenta da Silva

Título: Projeto de intervenção: Qualificação do processo de dispensação de medicamentos em uma USF do município de Campo Grande – MS.

SILVA, Eduarda Pimenta da. Projeto de intervenção: Qualificação do processo de dispensação de medicamentos em uma USF do município de Campo Grande – MS. 2022. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Residência – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ. Campo Grande/MS, 2022.

O presente trabalho apresenta uma qualificação no processo de dispensação de medicamentos aos usuários realizada na Unidade Saúde da Família Benedito Martins Gonçalves – USF Oliveira II, no município de Campo Grande – MS. O objetivo geral deste projeto foi a qualificação da atendente de farmácia para a atuação junto ao público, promovendo uma dispensação de medicamentos com qualidade, e desenvolvendo ações em saúde para aprimorar esse processo. O público-alvo foi uma atendente de farmácia lotada na respectiva unidade. O problema identificado envolveu a falta de organização e espaços internos da farmácia e a inexistência de um manual de dispensação, bem como a necessidade de capacitação da atendente de farmácia. Em geral, todas as mudanças foram bem aceitas pela equipe, onde foram ouvidos comentários positivos a respeito da proposta. Após a capacitação, a atendente de farmácia foi questionada sobre sua opinião referente ao manual, relatando satisfação quanto ao material. Dentre as maiores dificuldades nesse processo, destacam-se o controle do tempo, de modo a evitar que ela se ausentasse do setor para a capacitação. A ambiência da farmácia melhorou com o projeto, promovendo espaço de maior privacidade e segurança aos usuários. A partir do projeto, não foi possível promover este novo processo de dispensação de medicamentos aos usuários, tendo como maiores dificuldades o período de férias de alguns profissionais, falta de tempo hábil e questões referente ao Comitê de ética. Por outro lado, foi possível observar a relevância para o cuidado com paciente, quando uma USF, dispõe de um atendente de farmácia atuando juntamente com o profissional farmacêutico, para que o mesmo, possa otimizar sua atuação clínica.

Palavras-chave: Saúde da Família. Dispensação de medicamentos. Manual de dispensação.