RMFC | TCR

Autor: Ana Luiza Guilhermino Pereira

Título: Manejo dos casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana na atenção primária à saúde: Elaboração de um guia de referência rápida.

PEREIRA, Ana Luiza Guilhermino. Manejo dos casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana na atenção primária à saúde: Elaboração de um guia de referência rápida. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/FIOCRUZ de Campo Grande.

O acesso à terapia antirretroviral foi um grande avanço no combate à epidemia de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e ao desenvolvimento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A redução da mortalidade desses pacientes estabeleceu um novo perfil de doença crônica. O cuidado à Pessoa Vivendo com HIV (PVHIV) até então era centralizado em serviços especializados, sendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) uma nova perspectiva neste cuidado. Objetivos: Compreender as características fisiopatológicas, diagnósticas e de tratamento para manejo de HIV e AIDS na APS e com a síntese dos resultados desenvolver um Guia de Referência Rápida para o município de Campo Grande. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura incluindo textos, publicações, periódicos, livros e revistas contemplando aspectos da infecção por HIV/AIDS e o papel da APS no seu manejo. Resultados: O investimento em ações de educação permanente das equipes de saúde poderia favorecer a produção de práticas profissionais e a organização dos serviços de saúde necessários à gestão do sigilo no território e à potencialização da APS no cuidado das PVHIV. Foi elaborado um Guia de Referência Rápida de 39 páginas. Conclusões: O processo de descentralização da atenção em HIV/AIDS é um processo complexo e multifacetado. A disponibilização de ferramentas práticas e informativas possibilita a otimização do tempo de consulta, padronizando e trazendo melhorias ao cuidado da PVHIV e possibilitando a educação permanente dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: HIV; AIDS; Atenção Primária à Saúde.