RMFC | TCR

Autor: André de Carvalho Angelo da Silva

Título: Desafios do cuidado à saúde integral do homem no âmbito da estratégia de saúde da família – elaboração de cartilha informativa para profissionais da saúde.

ANGELO DA SILVA, André de Carvalho; NETO, João Peixoto dos Santos. Desafios do cuidado à saúde integral do homem no âmbito da estratégia de saúde da família – elaboração de cartilha informativa para profissionais da saúde. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

O homem culturalmente não tem o hábito de cuidar da sua saúde. A população masculina tem pouco interesse na busca dos serviços da APS e isso gera forte impacto na prevenção de doenças e nos índices de mortalidade. Na grande maioria das vezes, o homem adentra o sistema de saúde por meio da atenção especializada, consequentemente tendo um maior agravo do seu quadro clínico, não passando pela atenção primária, espaço de fundamental importância no levantamento das necessidades de saúde. Objetivo: analisar quais são os desafios e estratégias para melhorar a saúde dessa população e elaboração de uma cartilha para profissionais de saúde. Métodos: foi realizada uma revisão bibliográfica em duas bases de dados, em que foram pesquisados artigos relacionados ao assunto saúde do homem na APS, sendo os resultados apresentados de maneira descritiva. Resultados: a procura maior do homem aos serviços de saúde, primeiramente a APS, pode levar a uma melhora da sua saúde geral, através da conscientização e promoção do autocuidado. Através de prática integrativas, estimular a participação, a integralidade e continuidade do tratamento, traçando estratégias e identificando as necessidades do atendimento. Conclusões: desta maneira, ampliando a compreensão por meio dos profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, se torna possível diminuir a resistência no procurar aos serviços de saúde, proporcionando uma conservação da saúde e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. É de extrema necessidade aprimorar e qualificar a atenção primária, permitindo assim a prevenção e promoção da saúde.

Palavras-chave: saúde do homem; autocuidado; atenção primária a saúde