RMFC | TCR

Autor: Camilla Nogueira Cardin

Título: Guia rápido para diagnóstico e tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial com ênfase em Agulhamento Seco/Dry Needling.

CARDIN, Camilla Nogueira. Guia rápido para diagnóstico e tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial com ênfase em Agulhamento Seco/Dry Needling. Monografia de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde/Fiocruz de Campo Grande.

A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é causa frequente de dor musculoesquelética em consultas na Atenção Primária à Saúde (APS) embora por vezes subdiagnosticada. O objetivo deste trabalho foi facilitar o reconhecimento diagnóstico e enfatizar seu tratamento com Agulhamento Seco/Dry Needling (AS/DN) por meio de um guia prático. Foram selecionados 309 estudos por meio dos indexadores de pesquisa nas bases de dados eletrônicas Cochrane, US National Library of Medicine (PubMED), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Research, Society and Development (RSD Journal), nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, publicados em 2012 a 2022, inclusos trabalhos com as palavras-chave diretamente relacionadas, excluídos estudos com outras datas e temas, obtendo total de sete artigos elegíveis. A fundamentação teórica se deu com literaturas vigentes como o Tratado de Medicina de Família e Comunidade, Medicina Ambulatorial – Condutas na APS – Dor e Disfunção Miofascial, curso prático extracurricular sobre técnicas de AS/DN e abordagens observacionais e práticas realizadas com pacientes durante período de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Com isso foi possível obter resultados favoráveis da técnica no manejo da SDM, evidências positivas em alguns trabalhos citados e outros resultados inconclusivos ou com necessidade de maior robustez em dados. A construção do guia a fim de facilitar a difusão de conhecimento, prática e incentivo a novos estudos, diferenciar a carteira de serviços na USF especialistas da Saúde e em Medicina de Família e Comunidade fortalecendo a especialidade e ofertar tratamento de melhor qualidade aos pacientes na APS.

Palavras-chave: síndrome dolorosa miofascial, agulhamento seco; ponto-gatilho e seus equivalentes em línguas.