Ministério da Saúde regulamenta o Atendimento de Saúde à Distância

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou no último dia 02 de Junho de 2022 a portaria GM/MS Nº 1.348 que regulamenta o programa de Telessaúde Brasil, visando o atendimento especializado entre médicos à distância. Campo Grande já vem desenvolvendo os atendimentos neste sentido desde setembro de 2021, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (LIAPS) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

O Teleinterconsulta é entendido como uma atividade que envolve o atendimento por intermédio de computação onde um especialista é acionado para dar suas contribuições no atendimento e acompanhamento do usuário do serviço de saúde, que por sua vez não se vê obrigado a se deslocar do seu bairro, neste sentido, reunir instituições de excelência no território nacional para compor esta atividade de teleinterconsulta no Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande marco para Campo Grande (MS) que tem cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por intermédio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), que implantou de forma pioneira um sistema próprio na Capital Campo Grande desde 08 de Setembro de 2021, as Unidades escolhidas para o plano inicial foram a USF Dr. Judson Tadeu Ribas – Moreninha e  USF  Dr. Antônio Pereira – Tiradentes, já em março de 2022 foi expandido para mais 7 Unidades: USF Alfredo Neder Coophavila II, USF Dr. Hélio Martins Coelho Batistão, USF Edson Quintino Mendes – Itamaracá, USF Dr. Cláudio Luiz Fontanillas Fragelli – Jardim Noroeste, USF Benedito Martins Gonçalves – Oliveira, USF Benjamin Asato – Parque do Sol e USF Aquino Dias Bezerra – Vida Nova.
O sistema além de agregar no atendimento de qualidade da população, integra uma maior resolutividade para quem necessita de atendimento especializado com maior rapidez, pois o paciente continua em suas consultas na sua Unidade de referência da Atenção Básica de Saúde, não dependendo de agendamento em hospitais especializados, tendo os seus dados em total sigilo, garantido sua integridade e privacidade.
Portaria GM/MS Nº 1.348

Compartilhar publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Outras Publicações