Outras Publicações

Reunião de planejamento entre a Equipe do Laboratório de Inovação e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados/MS

O campo da saúde pública em Dourados, um dos maiores municípios de Mato Grosso do Sul, dá um passo importante rumo à inovação com a chegada do Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, a iniciativa contempla o fortalecimento dos serviços de saúde na cidade e a melhoria na formação de profissionais do setor.

Recentemente, foi realizada uma importante reunião de alinhamento envolvendo gestores da saúde municipal, integrantes da nova equipe e responsáveis pelo projeto, o encontro buscou estabelecer as demandas iniciais para a implementação do laboratório.

Na ocasião, também houve a apresentação da equipe completa que dará vida ao laboratório, sendo composto por profissionais com diferentes especialidades, trazendo diversidade e multidisciplinariedade ao projeto, o papel de cada membro foi exposto, permitindo um entendimento claro das responsabilidades e do funcionamento colaborativo esperado.

Além de estruturar o quadro de pessoal, a reunião teve como uma de suas principais pautas o alinhamento dos documentos necessários para a viabilização das residências médicas e multiprofissionais em saúde da família. Estas residências são fundamentais para a formação de médicos e outros profissionais da saúde dentro de uma perspectiva focada na comunidade e na atenção primária, e serão ofertadas seguindo rigorosos critérios de qualidade e relevância prática.

As residências em Medicina de Família e Comunidade e em Multiprofissional em Saúde da Família visam capacitar os profissionais para prestar um atendimento humanizado e integral, elas são consideradas essenciais para aprimorar a assistência nas unidades básicas de saúde, onde o primeiro contato dos cidadãos com o sistema de saúde frequentemente ocorre.

O processo de implementação do laboratório e das residências reflete o compromisso da cidade em investir na saúde primária como eixo transformador, visando não apenas tratar doenças, mas também prevenir o adoecimento e promover a saúde nos diferentes contextos da vida comunitária.

Com iniciativas como essa, Dourados se coloca na vanguarda dos municípios brasileiros que reconhecem a relevância da atenção primária e da formação contínua dos profissionais de saúde, a expectativa é que os resultados dessas ações inovadoras comecem a ser observados na melhoria de indicadores de saúde e na satisfação dos usuários da rede pública.

Para a população douradense, o Laboratório de Inovação na Atenção Primária representa uma esperança de mais qualidade na assistência à saúde, atuando diretamente na fonte dos cuidados ao cidadão e estabelecendo um novo paradigma de proatividade e excelência no setor público de saúde.

Rolar para cima